22.4.10

Webby Awards, o que o "Oscar da Internet" destacou nos últimos dez anos

Estava vendo o resultado do Webby Awards, uma espécie de “Oscar da internet” que desde 1996 tem dado reconhecimento a diversas iniciativas planejadas e produzidas para a internet, desde sites, anúncios interativos, vídeos até filmes online. Achei então, que este “post” seria informativo e poderia, a partir desta premiação, apresentar uma retrospectiva dessa frenética mudança de conceitos e na forma que temos em nos comunicar na pós-modernidade, através dessas ferramentas que foram criadas e absorvidas pelos fans da web.

Hoje mais de 2 bilhões de habitantes estão conectados em nosso planeta. Isso é um problema e uma solução ao mesmo tempo, isso possibilita um constante fluxo de informação, que dia a dia gera uma maior necessidade de filtros para encontrarmos relevância e consistência. Mas estamos todos, em diferentes graus aprendendo a produzir vários tipos de conteúdos e é difícil prever como tudo isso irá alterar toda a sociedade humana.

Podemos chamar nosso tempo de Renascimento Digital, sem romantismo, apenas com atenção. Como observadora dos últimos 14 anos desse processo cultural, resolvi escrever pontuando movimentos e pensamentos da academia para que este espaço dê subsídios para a reflexão. Para David-Michel, diretor-executivo do Webby Awards, “a capacidade da internet de deixar para trás sistemas antigos e colocar mais poderes nas mãos das pessoas comuns”, transformou a rede mundial numa espécie de catalizador da mudança não só do nosso cotidiano, alterando e ampliando a forma de nos relacionarmos com os outros com a cultura, com a política, com o comércio e com a própria mídia. Os protestos no Irã, a campanha presidencial americana em 2008, a abertura de capital do Google e o surgimento de sites inovadores como Twitter, Facebook e Wikipedia, estão entre os “dez momentos mais influentes” da internet na última década.
Vamos ver então a lista dos Top 10
2000 – o site Craigslist se consolida além da cidade de San Francisco Um conceito simples: classificados gratuitos, que abalou os editores de jornais de toda a parte. Hoje o Craigslist está em de 500 cidades em 50 países, servindo como um modelo de negócios no mundo online.
2000 – Em outubro Google lança Google AdWords que transformou a lógica da publicidade. O programa de auto-serviço de anúncios abriu o mercado para qualquer negócio, tanto para o micro como para o mega empresário.
2001 – Lançamento da Wikipédia No primeiro ano foram 20.000 artigos em 18 idiomas, hoje estamos falando de mais de 14 milhões de artigos em 271 línguas diferentes. É o projeto que valoriza a internet como propulsora de pequenos e grandes projetos colaborativos com pessoas de todas as partes do planeta.
2001 – Fechamento do Napster Com o seu fim contraditoriamente ele abriu as comportas do compartilhamento de arquivos. Sua morte deflagrou uma onda de inovações que mudaram para sempre o modo como obtemos e música e vídeo – do Hulu ao iTunes para a famosa Radiohead é a onde de distribuição gratuita de conteúdo, mesmo que alguns só compartilhem parte do seu conteúdo.
2004 – IPO do Google, essa empresa a partir do Gmail, YouTube, Google Earth, Google Maps e Android se consagrou como o gigante da Internet, mantendo um ritmo acelerado em pesquisa e inovação constante, o Google é o motor que alimenta incontáveis aspectos de nosso dia a dia desde então.
2006 – Banda Larga mais rápida possibilita que qualquer um possa “broadcast yourself” e o YouTube vira uma febre, onde a audiência produz o conteúdo. No segundo semestre Facebook e Twitter se transformam nas estrelas das mídias sociais.
2007 – O lançamento do iPhone cria um novo conceito para os smartphones, até 2020, a estimativa é de que um bilhão de novos usuários chegarão à Internet pela primeira vez através de dispositivos móveis.
2008 – A Campanha presidencial americana, a eleição de Barack Obama e a estratégia de sua campanha online, demonstrou que hoje a internet tem a mesma força que a televisão há 40 anos atrás, dando destaque para os movimentos das redes sociais que mobilizou os eleitores com recorde de arrecadação de fundos online de pequenos doadores.
2009 – A revolta de parte da população iraniana contra o resultado das eleições naquele país através do Twitter, adiciona à ferramenta o predicado de ser uma forte ambiente de protesto onde a censura é quase impossível de se instalar.

Publicado no portal mmonline.com.br