A edição 2010 da GlobalShop, uma das maiores feiras sobre comunicação no ponto de venda do mundo, indicou tendências para o segmento, com base no comportamento do mercado norte-americano neste período pós-crise. A principal mensagem é cada vez mais racionalizar os investimentos. E quando se trata de campanhas de comunicação, utilizar materiais mais baratos e eficientes, porém sem perder a criatividade. Este é o famoso conceito "fazer mais com menos". Tudo leva a crer que o papelão será um dos principais materiais utilizados no ponto de venda no médio prazo. No evento, o papelão esteve presente em ilhas promocionais, pontas de gôndola e em todo tipo de decoração para o PDV. O destaque ficou para o uso casado do papelão com outros diversos materiais e com telas de LCD. Os fatores que colocam o papelão em evidência são inúmeros: além de poder ser reciclado, facilita o transporte, a montagem das peças e possui um preço mais acessível. Outra novidade diz respeito ao barateamento do LED que, apesar de muito mais econômico que as lâmpadas fluorescentes, costumava ser menos utilizado por conta do custo. Com a queda dos preços, a expectativa é que o material se torne ainda mais presente em peças, equipamentos e nas próprias lojas. O self checkout, mecanismo pelo qual o consumidor registra, paga e empacota suas compras sem a ajuda de um profissional no caixa, também tem sido bastante utilizado pelos norte-americanos. Embora não deva encontrar muitos adeptos no Brasil, a tecnologia foi criada para redução de custos nas redes já impactadas pela crise. A integração do ponto de venda com redes sociais também deve se concretizar como uma das tendências mais fortes dessa comunicação. O objetivo é gerar experiência e facilidade ao consumidor, que hoje pode pesquisar produtos e comprar a qualquer momento e em qualquer lugar, inclusive de dentro do próprio ponto de venda. A GlobalShop deste ano deixou claro como integrar criatividade e inteligência na comunicação do PDV é essencial em qualquer momento, seja de crescimento econômico ou períodos de recessão. Mesmo com uma realidade diferente, boa parte das práticas dos varejistas americanos podem, e devem, chegar aos PDVs brasileiros. Afinal, criatividade para tornar a comunicação no PDV mais eficiente também é uma especialidade nossa e que pode ser aprimorada com os conceitos e novidades exibidos na feira. O desafio é sempre despertar o interesse, informar, conquistar e fidelizar o shopper que, hoje, é ainda mais consciente e capaz de se manter informado em qualquer lugar e a qualquer momento do dia. Fonte: Cidade Marketing. |
1.4.10
GlobalShop 2010: criatividade e inteligência no ponto de venda
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