1.4.10

ESPECIAL PÁSCOA . Mercado PET : chocolate pode causar intoxicação alimentar nos pets



Doce contém teobromina, açúcar e cafeína, que são prejudiciais ao bicho

Na Páscoa, a mania de dar comida ao pet fica ainda mais aguçada (e mais perigosa). Segundo o veterinário Mário Marcondes, de São Paulo, o número de internações por intoxicação alimentar aumenta em 30% nesta época do ano. A causa disso, claro, é o chocolate.

A delícia contém teobromina, uma substância derivada do cacau que pode ser letal aos bichos. Outras substâncias, como a cafeína e o açúcar, também contidas no chocolate, são prejudiciais à saúde do pet e podem intoxicá-lo.

- Os sintomas da intoxicação incluem hiperatividade, respiração pesada, ritmo acelerado dos batimentos cardíacos, tremores musculares, distúrbios no controle da bexiga e até convulsão.

Só um pouquinho pode?

A quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo do chocolate. Por exemplo, cerca de 30 gramas de chocolate ao leite (uma barra comum) pode conter de 44 a 58 miligramas de teobromina. Já a mesma quantidade de chocolate amargo contém 393 miligramas.

- No caso de uma ingestão grande, o animal também pode ter pancreatite (problema que ataca o fígado) devido à grande quantidade de gordura presente no doce.

O limite considerado máximo para a ingestão da substância é de 20 miligramas por quilo do animal. A veterinária Fernanda Fragata, também de São Paulo, explica que a partir desta quantidade começam a aparecer sintomas mais discretos. As reações mais graves surgem a partir da ingestão de 40 a 50 miligramas.

- Os sintomas podem aparecer de seis a 12 horas após a ingestão.

Bicho tem que comer comida... de bicho!

Todo dono sabe que é difícil resistir aos olhos pidões. Se esse é o seu caso, saiba que hoje em dia, além de alimentação adequada para cada perfil animal, existem também chocolates especiais para cães, sem açúcar ou cacau. Porém, Mário alerta que mesmo os chocolates próprios para cães não devem ser administrados em excesso.

- A dieta balanceada de um animal deve ser sempre composta por ração e nada mais.

Fonte: Portal R7

A matéria acima revela os riscos que o chocolate oferece aos seus bichinhos, porém é importante lembrar que o seu pet pode ter diarreia ao comer chocolates. Neste caso, o problema pode ser resolvido com o medicamento Diasin, da linha Homeo Pet, da Real H, conforme anúncio abaixo:

Clique no link e saiba mais sobre o Diasin: http://www.realh.com.br/pet/produto.php?pr=365