14.4.10

Pesquisa: propaganda no celular é mais eficaz do que pelo computador


Pesquisa da InsightExpress concluiu que a publicidade pelo celular tem hoje um efeito quase cinco vezes maior, em termos de fixação de lembrança de marca, do que a propaganda feita para quem acessa a internet pelo computador, relata o site MarketingProfs.

A pesquisa espontânea (em que se pede para o entrevistado citar uma marca sem lhe apresentar uma lista), mostrou que a publicidade pelo celular aumenta em 9% o número de pessoas que se lembram da marca anunciante. Já na propaganda pela internet a alta verificada foi de apenas 2%.

Na pesquisa estimulada (em que o entrevistado recebe uma lista de marcas e diz qual ou quais ele conhece), o impacto foi de 9% para anúncios pelo celular e 3% para propagandas pela internet.

“As campanhas online continuam a oferecer alcance, flexibilidade e variedade excepcionais, mas o alto nível de uso, a explosão nas possibilidades técnicas, o baixo nível de desordem e o fato de ser uma prática nova, tudo isso contribui provavelmente para o aumento do impacto [da campanha] sobre a marca”, afirmou Joy Liuzzo, diretor da área de pesquisas sobre telefonia móvel da InsightExpress.

O estudo também afirma que as campanhas pelo telefone móvel geram aumento de 12% nas compras, enquanto pela internet a alta foi de 2%. A InsightExpress usou dados de novembro de 2007 a dezembro de 2009, abrangendo 1.000 campanhas pela internet e 100 campanhas pelo celular.

As informações são do Radar Econômico, do Estadão, citando MarketingProfs.