Historicamente, o consumidor passou por uma mudança em seu comportamento, quando anteriormente ele era passivo - época em que as informações sobre os produtos ou marca não ficavam acessíveis para o consumidor final. Na era digital, o consumidor se tornou participativo, no momento em que as marcas migraram para à internet, mantendo-se mais próximas de seus clientes e disponibilizando informações a qualquer usuário que realizar uma pesquisa em sites de busca momentos antes da compra. Este comportamento gerou uma revolução com tamanha dimensão, que as empresas passaram a investir no relacionamento com seus clientes pela internet, visto que estatísticas apontam que de 80% do tempo que as pessoas passam navegando na internet, a concentração da atenção está nas redes sociais, área de interação entre grupos e sub-grupos que se comunicam entre si com objetivos diversos.
Hoje, existem diversas mídias sociais para manter uma relação mais intimista com os clientes, são blogs corporativos, perfis em sites de relacionamento, microblogs, canal institucional em site de compartilhamento de vídeos, todas estratégias acessíveis a partir da produção, distribuição e avaliação de conteúdo trazidos pela Web 2.0. O usuário gera o conteúdo, distribui e expressa sua opinião sobre os temas abordados.
A importância do bom relacionamento com seus clientes está em fortalecer a marca e estimular a fidelidade desses públicos, mantendo uma imagem positiva e transparente da empresa. Vale ressaltar que na rede a troca de informações acontece instantaneamente e existe uma diversidade de marcas inseridas nesta plataforma, disputando diariamente a atenção dos consumidores. Mas é preciso manter o conteúdo das redes sociais sempre atualizadas, pois o que parece uma estratégia simples, pode se tornar um pesadelo se a empresa não estiver preparada para atender as dúvidas ou necessidades dos clientes. O consumidor se tornou usuário ativo e, muitas vezes, se dá o direito de resposta com relação a satisfação ou insatisfação de suas experiências com determinada marca ou produto. Positiva ou negativa, ele se manifesta expressando sua opinião na internet, com vídeos de depoimentos. Esta ação provoca o marketing viral e torna público grandes manifestações dos consumidores contemporâneos, podendo comprometer a reputação das empresas, e em casos positivos, fazer propaganda a favor de determinada marca.
No mercado sul-mato-grossense poucas empresas utilizam estratégias virtuais para interagir com seus públicos e buscar novos clientes, porém nossa realidade mostra uma procura por este tipo de ação que vem se expandindo, para fortalecer marcas.
A Latina, Novo Engenho treinou sua equipe para criar estratégias virtuais para diferenciar produtos e serviços no mercado local. Todas as soluções são elaboradas com base no custo x benefício. Atendemos clientes de diversos segmentos e potenciais competitivos distintos.
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